Sermões pr Videira

Mensagens pregadas em minha jornada cristã.

A CORAGEM E VALENTIA QUE VEM DO SENHOR

 Josué 1:1-9

1 ¶ E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
3 Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
4 Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
5 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Se você observar bem a Bíblia, você vai perceber que toda vez que Deus quer fazer algo grandioso. ELE procura tipos de pessoas que eu ou você não escolheria.

 

Ex.: Área de informática à Eu não pegaria alguém para trabalhar comigo que não conhecesse bem o ofício. Mas Deus faz comigo exatamente o contrário. Ele pega alguém despreparado, capacita essa pessoa e depois usa essa pessoa.  

 

 

E Deus vai empurrando essa pessoa sempre prá cima, nunca para baixo.  Ex.: Salmo 113.

 

E JOSUÉ ESTÁ CANSADO!

E como é que eu sei que Josué está cansado? Eu sei por 4 EVIDÊNCIAS:

 

  1. Moisés morreu. A morte de um líder como Moisés causa comoção no meio do povo.
  2. Tarefa difícil. Josué tem uma tarefa difícil: levar o povo de Israel à Terra Prometida. E Josué sabe que a jornada é difícil. O povo da terra não vai ceder.
  3. Esperança demorada. Josué teve que peregrinar 40 anos no deserto, sendo que ele estava tão próximo da bênção. Bênção retardada à a esperança demorada enfraquece o coração. Pv. 13:12.
  4. Deus fala para ele: tem bom ânimo! Tem bom ânimo! Esforça-te. Coragem, Josué!

 

ENTÃO POR QUE DEUS VAI ESCOLHER JUSTAMENTE JOSUÉ? Por várias razões. Veja o histórico da vida de Josué:

1 – Sempre ao lado de Moisés. Fidelidade

2 – Ele quase não aparece. Humildade.

Duas características importantes para Deus: FIDELIDADE, HUMILDADE.

 

COMO DEUS LEVANTA O ÂNIMO DE JOSUÉ?

 

1.      DIZENDO A JOSUÉ QUE DEUS ESTÁ NO CONTROLE DA SITUAÇÃO.

EU Sou contigo. Por onde você andar, eu vou junto! Você não vai só!

 

Porque o sentimento de solidão é às vezes pior do que a morte. (maridos/esposas que se separaram. Ah, porque você se foi? Pessoas no cemitério batendo a cabeça no túmulo.

 

Por isso a solitária nas prisões é tão temida. O sujeito fica só, num cubículo, um buraco, escuro.

 

O problema é que muitas igrejas (não são a maioria, não) preparam os crentes só para o que é bom! Só alegria! Tudo é festa, pisar na cabeça do diabo, se Deus é por nós. Aí vem o dia mau!  

 

NOSSA VIDA É COMPOSTA DE DIAS BONS E DIAS MAUS. Num dia o pneu do carro fura, bate no poste, capota. Seu cartão é clonado. Sua bolsa é roubada. Cheque é falsificado. O dente dói. Pedra no rim. Dor de barriga. Perdeu o emprego ou não arranja emprego. Quem já não passou por dias assim? Efésios 6:13  Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. No mundo tereis aflições…

 

Paulo E Silas à Hoje é o dia mau. Não tem festa. DIA DE SOFRIMENTO! Apanharam por causa de Jesus. Que vamos fazer? Vamos cantar!!! Costas rasgadas, pés amarrados no tronco, posição desconfortável. Cantando hinos.

 

AÍ VEM A VOZ DE DEUS DIZENDO: PAULO, SILAS, EU ESTOU AQUI! EU ESTOU COM VOCÊS!

 

E nós precisamos ouvir essa voz dizendo “Eu Sou contigo!” Porque há momentos na nossa vida que nos desesperamos em meio a situações e não conseguimos ver o Senhor.

 

Quantas vezes ouvimos e cantamos: “A Batalha é do Senhor!”. Mas lá pelas tantas, estamos lá pelos cantos TENTANDO RESOLVER OS PROBLEMAS POR NÓS MESMOS, chorando, reclamando.

 

E DEUS ESTÁ DIZENDO A JOSUÉ: EU ESTOU NO CONTROLE DA SITUAÇÃO!  (EU, NÃO VOCÊ).

 

 

 

 

2.      DEUS ESTÁ DIZENDO A JOSUÉ “COMIGO, VOCÊ SERÁ INVENCÍVEL!”

VS. 5 – “Ninguém se susterá diante de ti todos os dias da tua vida. Não te deixarei nem te desampararei. Como fui com Moisés, assim serei com você!”

 

Esse ninguém não se refere apenas a pessoas que se levantam, mas também situações difíceis que querem te desafiar.  Josué, não haverá BATALHA NA SUA VIDA que você não consiga vencer à PORQUE EU SEREI COM VOCÊ!

 

Como fui com Moisés, assim serei com você! É interessante Deus dizer isso a Josué, porque talvez ele estivesse pensando: Deus ama mais a Moisés do que a mim.

 

Porque muitos de nós algum dia já falou com Deus assim: Senhor, porque tu amas mais o fulano do que eu? Aí vêm as comparações pelo que ele TEM.

 

QUAIS VALORES DEUS VIU EM JÓ? Fidelidade, Retidão, Temor, se desviava do mal. JÓ ERA PRÓXIMO DE DEUS.

 

SE VOCÊ SE APROXIMAR DE DEUS, SERÁ INVENCÍVEL.

 

 

 

3.      DEUS ESTÁ DIZENDO A JOSUÉ QUE ELE VAI PROSPERAR, MAS HÁ UMA CONDIÇÃO:

VS 7 Não te desvies dessa lei, nem para a direita, nem para a esquerda. VAI RETO! Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite. Porque então farás PROSPERAR o teu caminho.   O segredo: A PALAVRA!

 

 

DEUS QUER DE JOSUÉ EXCLUSIVIDADE. Traz a idéia de NÃO COMPARTILHAMENTO.

           

JOSUÉ, você escolhe EU ou o mundo. Ou a minha vontade, ou a sua. Ou EU sou o seu dono, ou você é o dono do seu próprio nariz.

 

Alguém disse que só há dois grupos de pessoas no mundo: AQUELES QUE DIZEM A DEUS: FAÇA-SE A TUA VONTADE, E O OUTRO GRUPO A QUEM DEUS SE DIRIGE E DIZ: FAÇA-SE A VONTADE DE VOCÊS. 

 

DEUS SÓ TRATA COM O PRIMEIRO GRUPO!

 

Conclusão:

VOCÊ QUER PROSPERAR NESTA VIDA? É PROSPERAR EM TUDO!  

 

ENTÃO “PASSA ESSE JORDÃO” DA TUA VIDA. SAIA DAÍ. Vs.2 Eu dou essa terra a vocês! Mas tem que passar para o lado de lá. Do lado de cá não tem nada.

 

A BÊNÇÃO ESTÁ DO LADO DE LÁ, APÓS O JORDÃO, VEM A TERRA PROMETIDA.

 

TOMA HOJE UMA DECISÃO! ATRAVESSA ESSE JORDÃO E NÃO OLHE MAIS PARA TRÁS. SEJA FIEL ATÉ A MORTE.

 

Finalmente, o que Deus diz a você nesta noite: “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águia, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão” (Is 40:29,31)

pr José Videira

About these ads

03/05/2009 - Publicado por | Encorajamento e Consolo

5 Comentários »

  1. Graça e paz querido!
    Quero louvar a Deus por sua vida e família e dizer que é muito gratificante e animador perceber que o Senhor tem separado pessoas como o senhor para pregar o Evangelho na sua essência, ou seja com rosas acompanhadas dos respectivos espinhos. Fui ricamente abençoado por este sermão e se o senhor me permitir desejo falar sobre ele no domingo a noite.
    Um forte abraço e que Deus em cristo continue abençoando sua vida, família e ministério.

    Comentário por Pr Josenildo Gomes | 27/01/2010 | Responder

    • Querido pr Josenildo,
      É tão bom e confortante ouvir comentários assim que nos anima a prosseguir. Será uma honra para mim o pastor pregar em sua igreja esse sermão. Sinto-me dignificado.
      A graça e paz de Cristo seja sobre tua vida e família.
      pr Videira

      Comentário por josevideira | 27/01/2010 | Responder

  2. A paz do Senhor!!!! Sou nova convertida..(quatro anos) li seu sermão e ele me deu muita perspectiva, pois sempre é maravilhoso ser impactado pela palavra de Deus. Vou citar seu texto hj na Igreja a qual congrego, para fortalecer mais ainda a fé de nossos irmãos. Linda mensagem!!!!

    Comentário por noemyah | 11/02/2012 | Responder

  3. A paz, Pr. José Videira.

    Que benção esta Palavra! O grande desafio do crente é se entregar inteiramente nas mãos do Senhor, pois somente assim Ele nos fortalece de maneira a superarmos todos os nossos desafios. Porém, para o que crê, Deus faz milagres impensados…

    Que Deus o abençoe e sua família, em nome de Jesus!

    Comentário por Pr. Cláudio Corgozinho | 13/04/2013 | Responder

    • Muito obrigado Pr. Cláudio pelo seu comentário.
      Deus o abençoe
      Pr. Videira

      Comentário por Videira | 13/04/2013 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 34 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: