Sermões pr Videira

Mensagens pregadas em minha jornada cristã.

COMO ESTÁ O SEU COMPROMISSO COM DEUS?

Lucas 14:15-24

14 E, ouvindo isto, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus.

15 E, ouvindo isto, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus.

16 Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos.

17 E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.

18 E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.

19 E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.

20 E outro disse: Casei, e portanto não posso ir.

21 E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos.

22 E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar.

23 E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.

24 Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.

***

Você se considera uma pessoa comprometida com Deus?

“Pastor, o que é uma pessoa comprometida”? Uma pessoa comprometida alguém que tem obrigações a serem cumpridas, como num contrato. Contrato é um acordo entre duas partes. Compromisso é uma promessa de um trato a ser cumprido.

“Mas pastor, que compromissos eu tenho com Deus”? Você tem os compromissos do evangelho: andar em santidade, carregar a sua cruz, ser a luz do mundo, compartilhar aquilo que Deus te deu para com o próximo, espalhando o bom cheiro de Cristo..

Além disso há os compromissos individuais, isto é, aqueles que foram feitos em momentos difíceis.  Ex.: Senhor, se tu me curares, serei fiel a ti até a morte. Se me abençoares,  curando minha esposa, eu nunca te deixarei. Todos nós, em algum momento de crise em nossa vida, já fizemos votos assim. Porém, quando vem as provas as lutas do ministério, desiste e vai embora. “Não reconheceram o meu trabalho”, são as desculpas mais ouvidas.

Colossenses 3:23 E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens.

“Ah, pastor é difícil porque eu já tenho uma cruz tão grande: Eu tenho um filho que me dá tanto trabalho”! Isso não é cruz. Isso é aflição. Jesus disse que teríamos aflições no mundo.

A cruz é tudo o que suportamos por amor ao evangelho, pela causa de Cristo. Se estão te perseguindo porque você é um cristão, isso é a cruz. Se os escarnecedores fogem de ti quando te vêem, isso é a cruz. Se você sofreu ameaça de morte por pregar o evangelho, se o vizinho chamou a polícia porque você estava orando alto, isso é a cruz. Se você está chorando pelas almas perdidas, então está carregando a cruz. Entenderam o que é a cruz?

“Ah, pastor, a minha cruz está pesada. Ah! O meu futuro! Será que o governo vai confiscar a minha poupança?” Digamos que esta é uma preocupação privilegiada, porque tem gente que nem poupança tem!Então se eu não tenho nada, não tenho preocupação com nada também. Por isso Jesus disse: quem quiser vir após mim, tem que se desapegar das coisas deste mundo. Você não pode ser discípulo de Cristo se não se desapegar das coisas materiais.

Mas tem gente que não consegue. Ele está tão apegado a este mundo pior, que cola de contato. E quando eu leio a bíblia dizendo que a amizade com o mundo é inimizade com Deus, significa dizer que se eu amo o mundo tenho a Deus por meu inimigo! Isto é terrível! Tenha tudo e todos por seus inimigos. Mas não tenha a Deus por inimigo, nem pense nessa possibilidade.

VOCÊ SE CONSIDERA UMA PESSOA COMPROMETIDA COM A CAUSA DO EVANGELHO?

Por que a resposta a essa pergunta é importante? É porque o Reino de Deus é formado somente por pessoas comprometidas, ou, que tem obrigações a serem cumpridas.

Então neste local que chamamos Igreja, passa a ser um lugar em que você tem responsabilidades A CUMPRIR. Não é um local de lazer ou de descanso.

E quais são essas responsabilidades?

Primeiro: fidelidade. Seja um crente fiel! Ame a sua igreja, os irmãos, lembre-se de que você vai morar junto com eles no céu. Somos uma família!  Não pode haver entre nós falsidade.

Segundo: você deve pregar o evangelho ao seu amigo, vizinho, as pessoas que o cercam e trazê-los para a igreja para serem batizados e fazerem parte da sua igreja. Você tem feito isso na sua empresa, ou você é um “agente secreto de Deus?” Deus não tem agentes secretos. Ele tem agentes públicos. Você deve brilhar a sua luz onde andar, no seu trabalho, seja onde for, fale de Cristo.

A igreja local é um lugar onde se reúnem os discípulos de Cristo para adorar, orar, crescer no conhecimento de Jesus e praticar a comunhão com os irmãos.

Quando lemos essa parábola de Jesus, vemos retratada de forma tão lúcida o que são responsabilidades no Reino.

Vamos falar um pouco sobre contextualização da mensagem do evangelho.

Contextualização é trazer uma mensagem adequada aos dias atuais, numa linguagem compreensível, sem abrir mão dos princípios éticos que regem a Palavra de Deus.

A contextualização tem sido entendida de forma errada e parte do princípio que a igreja não pode ser tão diferente do mundo, senão as pessoas não se interessam por ela. A igreja deveria ser um lugar onde as pessoas do mundo entrassem e se sentissem bem.

CONTEXTUALIZAÇÃO PASSA A SER UM ADJETIVO DE QUALIFICAÇÃO.  Já vi na Internet a propaganda de uma igreja no site, escrito assim: “Igreja tal, uma igreja contextualizada!”

Grande parte das pessoas que freqüentam igrejas, estão totalmente comprometidas com o mundo. Praticam sexo no namoro, assistem a filmes pornográficos, bebem, fumam e participam de bailes e de bebedeiras.

“Mas pastor, a igreja não pode ser tão diferente do mundo, senão as pessoas não vêm à igreja”! Esse pensamento está errado. O que diferencia a Igreja do Mundo é o fato desta ABORRECÊ-LO.  Nós aborrecemos este mundo porque ele não faz parte de nós!!!  Jesus disse: “se o mundo vos aborrece, sabei que antes aborreceu a mim. Porque não sois do mundo, por isso o mundo vos aborrece. “ João 15:18, I João 3:13.

O TERMÔMETRO DO CRISTÃO: como está o seu nível de aborrecimento do mundo?  Você aborrece este mundo, ou você o ama?

Jesus está na casa de um principal fariseu que o convidou para um banquete. Foi lá que Jesus contou esta parábola.

E A PARÁBOLA QUE ELE CONTOU NA VERDADE É UM PARALELO DO QUE VAI ACONTECER NO REINO DE DEUS. É UMA TIPOLOGIA. AQUI VÃO ALGUMAS SIMBOLOGIAS:

1 – A CEIA REPRESENTA O “DIA DA RESSURREIÇÃO”, QUE DEVE SER A BENDITA ESPERANÇA DA IGREJA.

Jesus está falando aqui da CEIA QUE SERÁ REALIZADA lá na glória celestial futura, quando Cristo levar os seus para o reino celestial. Essa parábola é sobre algo que ocorrerá no reinado de Cristo no mundo vindouro. Não é para este mundo.

A grande esperança da Igreja é o retorno de Cristo e o Arrebatamento da Igreja.

I Tess. 4: 16  Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;

17  depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.

18  Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.

Consolai-vos. Diga para o irmão: “Fique firme aí! Nós logo vamos daqui! Seremos arrebatados! Calma! Espere um pouco mais!” Deveria ser assim!

MAS SE EU PERGUNTAR: Quem quer ir para o céu? Todos levantam a mão. Quem quer ir agora? Ninguém levanta a mão! NÃO É UM PARADOXO?  Ah, não! Se Jesus voltar agora vai estragar os meus planos!!! Demore um pouco mais, Jesus, por favor. Deixa render só mais os juros de Dezembro! Deixe eu concluir minha faculdade. Deixe-me casar. Não volte agora, não!

Mas não pode ser assim. O seu coração tem que se voltar para a casa do Pai. João 14, Jesus diz que na casa do meu Pai há muitas moradas. Vou preparar-vos lugar e vos levarei para mim.

2 – AS PRIORIDADES DO REINO DEVEM ESTAR ACIMA DAS NOSSAS.

Aqueles que inicialmente aceitaram o convite para vir à ceia, não compareceram. Essas pessoas representam aqueles que aceitaram aparentemente o convite de Jesus à salvação, mas o amor deles por Cristo e pelo seu reino ESFRIOU! Outras prioridades entraram no lugar: festinhas, passeios, jogo de futebol.

O pastor está pregando a palavra de Deus, sempre pregando.  E as pessoas estão sempre se desculpando. Eu moro em uma rua em que as pessoas sempre se desculpam e nunca vão à igreja, que fica há duas quadras de onde eu moro. Desculpas e mais desculpas. “Qualquer dia eu vou”, disse um. “Duro é arranjar tempo”, disse outro. Um homem teve um AVC (derrame). Oramos por ele, e quando ficou bom, nem quis saber mais de Deus. Voltou ao seu trabalho secular.

DESCULPAS, DESCULPAS!

Há muita dificuldade hoje em se trazer uma pessoa para Cristo, apelando somente para o Evangelho.

Há igrejas que se especializaram em criar estratégias para trazer as pessoas: Mudar o nome da igreja para um nome fashion. Fazer shows musicais, fazer eventos, muita ação social, muitas brincadeiras, diversões. Vocês sabiam que há uma igreja nos Estados Unidos em que o púlpito na verdade é um ringe e pastores boxeadores lutam enquanto a platéia grita torcendo?  No final fazem uma oração e todos vão embora. É hilário, mas é verdade. Consulte na Internet e você verá quantas existem.

Há também igrejas do tipo drive in. As pessoas estacionam os carros e assistem o culto de dentro do automóvel. Dão suas ofertas pela janela e “abraçam” as pessoas dando duas buzinadas uns para os outros. As pessoas não querem ter mais comunhão com ninguém.

O Caminho de Jesus é estreito, por isso não me impressiono com igrejas cheias de gente.

Mt. 7 13  Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela),

14  porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. (POUCOS!!! São muitos? Não! São POUCOS!)

15 ¶ Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.

16  Pelos seus frutos os conhecereis.

PORTANTO, ENTRE PELA PORTA ESTREITA, MEU IRMÃO! Você já tentou entrar por uma porta estreita? Você entra de lado! Se você for gordo, tem que encolher até a barriga. É difícil entrar por uma porta estreita. Mas é essa porta que te conduzirá à salvação e à vida eterna.

3 – OS VALORES DO REINO DEVEM SOBREPUJAR EM MUITO OS NOSSOS, CASO CONTRÁRIO NÃO ENTRAREMOS NO REINO DE DEUS.

Para aqueles homens: casar era mais importante. Ir para o campo, ir trabalhar, experimentar bois, e fazer tantas outras coisas. E Jesus disse que nós devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça. Mt. 6:33. Numa linguagem mais contextualizada, poderíamos reescrever esse versículo assim: “priorize as coisas de Deus, e deixe Ele cuidar das suas”.  Mas a maioria faz o contrário.

O objetivo dessa mensagem de hoje à noite é que você saia daqui um crente comprometido  com obra de Deus, comprometido  com as coisas de Deus, comprometido  com o Reino de Deus e que o busque de todo o coração.

Por favor, abrace essa causa de todo o seu coração, a partir de hoje!

A igreja depende de você, do seu amor, do seu compromisso.

Ligue para uma pessoa, visite uma pessoa, ore por alguém e ligue para essa pessoa.

Ponha alguém diante de deus em oração e não descanse até Deus dar a vitória para aquela pessoa.

Comece a mudar a partir de agora, abrindo o teu coração para essa mensagem.

Porque somente assim poderemos ser verdadeiros discípulos!

Você quer orar por isso agora? Então abaixe a sua cabeça.

Pr Videira

About these ads

07/08/2009 - Publicado por | Uncategorized | , , ,

9 Comentários »

  1. Se não unirmos nossas forças como corpo de Cristo e encararmos de frente nossos medos, nossos desafios e reconhecer que o Reino de Deus é prioridade em nossas vidas não fazemos parte desse Reino, não somos cidadãos desse Reino e não podemos reinar com Cristo. É necessário ter compromisso e tem que ser parte de nós o amor pelo Reino de Deus.

    Comentário por Cyntia Cabeça | 06/05/2010 | Responder

    • mensagem muito boa e edificadora falou muito comingo, obrigado Deus abençoe

      Comentário por Maria de Lourdes de Lima Neta dos Santos | 15/12/2011 | Responder

  2. [...] COMO ESTÁ O SEU COMPROMISSO COM DEUS? agosto, 2009 1 comentário 3 [...]

    Pingback por Os números de 2010 « Sermões pr Videira | 03/01/2011 | Responder

  3. muito boa mensagem!!!

    Comentário por jefferson | 27/11/2011 | Responder

  4. Amei a mensagem. Nesses últimos dias na terra precisamos de homens de Deus assim , valentes que não escondem a verdade mas que lutam por uma nação convertida aos pés do Senhor e que carregue nas suas veias as marcas de Cristo Jesus.Precisamos escolher a Deus todos os dias e abandonar o pecado.

    Comentário por Lene | 05/07/2012 | Responder

  5. Gostei do sermao ajudou-me pensar um pouco no meu conpromisso com DEUS

    Comentário por Oscarjoaquiltiscar | 15/10/2012 | Responder

  6. O compromisso com Deus é mito sério,não é pro homem, devemos dar o nosso melhor!!!

    Comentário por Paula Araujo | 24/10/2012 | Responder

  7. Muito obrigado servo de Deus pela mensagem do Senhor. Me abençou muito, se me permitir vou usa-la para levar outra pessoas ao compromisso com Deus. Pr. Adécio Andrade.

    Comentário por adécio nascimento andrade | 23/09/2013 | Responder

  8. Mensagem edificante, realista, apropriada para os dias de hoje. Existe um espirito egoísta nas pessoas dentro das igrejas, que só as fazem buscar bênçãos para si próprias. E quando as chamamos para fazerem a obra de Deus, descarregam desculpas e mentiras… Deus abençoe pela rica mensagem. Pr Gilberto Ribeiro.

    Comentário por Gilberto Ribeiro da Silva | 16/01/2014 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 34 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: