Sermões pr Videira

Mensagens pregadas em minha jornada cristã.

LEMBRAI-VOS DA MULHER DE LÓ

Lucas 17:32 – disse Jesus: Lembrai-vos da mulher de Ló.

Vamos nos situar na história fazendo a leitura dos textos bíblicos abaixo.

Gen. 18:16-33

16 ¶ E levantaram-se aqueles homens dali, e olharam para o lado de Sodoma; e Abraão ia com eles, acompanhando-os. 17 E disse o SENHOR: Ocultarei eu a Abraão o que faço,

18 Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?

19 Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado.

20 Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,

21 Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei.

22 Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do SENHOR.

23 ¶ E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?

24 Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela?

25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?

26 Então disse o SENHOR: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.

27 E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.

28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.

29 E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta.

30 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta.

31 E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte.

32 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez.

33 E retirou-se o SENHOR, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou-se ao seu lugar.

Gen. 19:1-29

1 ¶ E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra;
2 E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. E eles disseram: Não, antes na rua passaremos a noite.
3 E porfiou com eles muito, e vieram com ele, e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete, e cozeu bolos sem levedura, e comeram.
4 ¶ E antes que se deitassem, cercaram a casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros.
5 E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos.
6 Então saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si,
7 E disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal;
8 Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado.
9 Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Como estrangeiro este indivíduo veio aqui habitar, e quereria ser juiz em tudo? Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, sobre Ló, e aproximaram-se para arrombar a porta.
10 Aqueles homens porém estenderam as suas mãos e fizeram entrar a Ló consigo na casa, e fecharam a porta;
11 E feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, desde o menor até ao maior, de maneira que se cansaram para achar a porta.
12 ¶ Então disseram aqueles homens a Ló: Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar;
13 Porque nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem aumentado diante da face do SENHOR, e o SENHOR nos enviou a destruí-lo.
14 Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros.
15 ¶ E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade.
16 Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade.
17 E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.
18 E Ló disse-lhe: Ora, não, meu Senhor!
19 Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas eu não posso escapar no monte, para que porventura não me apanhe este mal, e eu morra.
20 Eis que agora aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, deixe-me escapar para lá (não é pequena?), para que minha alma viva.
21 E disse-lhe: Eis aqui, tenho-te aceitado também neste negócio, para não destruir aquela cidade, de que falaste;
22 Apressa-te, escapa-te para ali; porque nada poderei fazer, enquanto não tiveres ali chegado. Por isso se chamou o nome da cidade Zoar.
23 Saiu o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar.
24 ¶ Então o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra;
25 E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.
26 ¶ E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.
27 ¶ E Abraão levantou-se aquela mesma manhã, de madrugada, e foi para aquele lugar onde estivera diante da face do SENHOR;
28 E olhou para Sodoma e Gomorra e para toda a terra da campina; e viu, que a fumaça da terra subia, como a de uma fornalha.
29 E aconteceu que, destruindo Deus as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão, e tirou a Ló do meio da destruição, derrubando aquelas cidades em que Ló habitara.

II Ped. 2:6

6  e condenou à subversão as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente;

7 ¶ e livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis

8  (porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, pelo que via e ouvia sobre as suas obras injustas).

9  Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia de Juízo, para serem castigados,

Diga para o seu irmão que está aí do seu lado: “Não olhe para trás”.

Meus irmãos, lembrai-vos da mulher de Ló.

Deus ama as pessoas. Quando Jesus olhou para Jerusalém, orou e chorou, dizendo: “Oh, Jerusalém, quantas vezes quis ajuntar-te, como a galinha, mas tu não quisestes” Mt. 23:37 . Porque debaixo das asas do Senhor, existe proteção.

O que irá transformar a nossa cidade, o nosso país, não são programas mirabolantes de governo. O problema está dentro do coração do homem.

Quando olhamos para a mulher de Ló, vemos que o seu marido era justo. Pedro disse isso. Essa mulher teve privilégios tão grandes! Ela caminhou junto com Abraão. Viu os problemas da sua cidade. Ló era um homem honesto e sincero e temia a Deus.

A mulher de Ló não blasfemou, não adulterou, apenas olhou para trás. Tudo o que ela fez, foi apenas isto: olhar para trás.

Jesus diz para nos lembrarmos da mulher de Ló. O que aconteceu com ela? Olhou para trás.

Meus irmãos, a chamada de Jesus é para tomar a sua cruz e segui-lo. Cada um de nós tem que carregar uma cruz. E nos tempos de Jesus, uma pessoa que carregasse uma cruz nas costas, não era boa notícia. Porque carregar a cruz era só para homens condenados e que seriam mortos.

Jesus estava falando esta palavra aos seus discípulos. Não era endereçada aos fariseus, aos estranhos ao evanvelho, não. Era para o seu grupo íntimo, os apóstolos. E esta palavra é para você, meu irmão, que me ouve nesta noite.

“Lembrai-vos da mulher de Ló!”. A mulher de Ló olhou para trás e se converteu numa estátua de sal.

Nós nunca tropeçamos nas montanhas, nas pedras grandes. Tropeçamos nas pedrinhas, nas coisas pequenas. E para Deus, não existe pecado grande ou pequeno. Existem as desobediências. Adão e Eva pecaram porque desobedeceram. Uma simples desobediência. Parecia uma coisa tão pequena, tão sem importância. Como nós desprezamos as coisas pequenas! Está em Zac 4: 10  “Porque quem despreza o dia das coisas pequenas”? Não dar importância à oração matinal, sair de casa sem orar, não beijar nossos filhos e invocar sobre eles a bênção do Senhor, e a vida espiritual vai definhando, vai morrendo.

Abraão entra numa arguição com Deus para tentar impedir a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra. Abraão pergunta a Deus: Se existir 50 justos, destruirás as cidades? E Deus lhe diz que não destruirá se houver 50 justos. Abraão vai abaixando o número até chegar a 10, e Deus lhe diz a mesma coisa: não destruirá por amor aos 10. E Abraão parou nos dez.  Se ele tivesse chegado um pouco mais e dito: e se existir apenas um só justo? Deus diria: Eu não destruirem as cidades se houver um justo.

Sabe por quê eu penso isso, irmãos? Porque apenas um justo pode salvar uma cidade pela transformação, pela mudança… Jesus disse que muito pode a oração de UM JUSTO. Sua oração pode salvar uma família, uma rua inteira, o seu bairro inteiro. Veja a importância que você tem no reino de Deus.

Faça a diferença na sua cidade, na sua família, no seu compromisso com Deus. Faça a diferença na sua intimidade com o Senhor. Você tem valor diante de Deus.

As cidades estão se acabando. Vejam o Rio de Janeiro, as pessoas andam com medo. Em São Paulo vê-se claramente as diferenças sociais. Colocaram tapete nas calçadas da rua Hadock Lobo no Natal enquanto pessoas passam fome do outro lado do planeta.

A ordem de Deus era que as pessoas saissem de Sodoma e que não olhassem para trás. Deus queria que Sodoma saissem de seus corações. Essa mulher saiu de Sodoma, mas Sodoma não saiu de dentro dela. Assim como há muitos crentes que sairam do mundo, mas o mundo ainda continua dentro deles.

A maior desgraça que uma pessoa pode experimentar, é se arrepender de ter-se arrependido.

Isso nos ensina uma lição importante: não adianta o corpo estar fora.É preciso que o coração esteja fora juntamente. Quantas pessoas há com o coração tão apegado a este mundo!

“Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”. I Jo. 2:15.

Sabe quando Jesus é a nossa paixão? É quando você aceita o evangelho não como uma carga pesada, mas com a alegria de ter sido salvo pelo Seu nome.

Em Lc. 9:62 E Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.  O Reino de Deus precisa de pessoas corajosas, que não olhem para trás.

Quantos aqui começaram, tão bonito, mãos no arado. Mas olhou para trás. E quando você começar a olhar para trás, tudo vai ficando torto.

O que nos faz aptos para o reino de Deus é a obediência, é olhar para frente, é não ficar olhando para trás. Porque no fim de tudo, o que vai valer é a obediência, a fidelidade. (Mt. 25:21 – Foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei. Entra no gozo do teu Senhor.)

Que esta frase fique gravada no seu coração: “Lembrai-vos da mulher de Ló”.

Você não está aqui para ser lembrado como uma estátua de sal, mas como sal. A estátua é morta, não anda. Mas o sal cura, dá o gosto, conserva.

A cidade só será transformada quando cada pessoa vier a Jesus, uma a uma. Mas agora, não olhe para trás.

Ló teve que deixar tudo para trás, o dinheiro no banco, as casas de campo, os amigos, tudo. Ló estava andando, andando. De repente, num momento, Ló não sentia mais a sua mulher ao lado. Ele não olhou para trás. Já pensou, que tentação em olhar? Mas que temor tinha Ló de Deus!

Hoje pecado não é mais pecado, prostituição não é mais prostituição, homossexualismo é moda. Mas não é o que a Bíblia diz. Ela é imutável, suas verdades são eternas. Jesus disse que passará o céu e a terra, mas suas Palavras não passarão.

A igreja de Cristo é você, no seu dia a dia. Pela sua vida, pelo seu testemunho, seu esposo, sua esposa virá a Cristo. Não precisa ameaçar. Viva uma vida cristã e as pessoas verão em você algo diferente. Algo que vai atraí-las. Esse algo é o bom cheiro de Cristo que está em sua vida.

Homens, que estão aqui nesta noite. A bíblia diz que Ló era um homem justo. Será que esse título cabe em você? Será que você é uma pessoa honesta, justa, carinhosa, meiga, amorosa, sincera? Porque o discípulo é aquele que reproduz o caráter de Cristo.  Antes de reproduzirmos a sua missão, precisamos reproduzir o caráter dELE, que se resume na compaixão pelas pessoas sem Deus.

LEMBRAI-VOS DA MULHER DE LÓ.

Porque Abraão parou? Porque ele não desceu para socorrer uma pessoa?Porque não foi socorrer a Jó?

Irmãos, nós não podemos parar. Temos que amar, que orar, até que nossos olhos vejam. Jesus nunca olhou para trás. Quando Ele passou na aldeia dos samaritanos, o seu olhar era como quem ia para Jerusalém. Para a frente e não para trás.

Você já pensou se chegar ao seu trabalho e ficar sabendo que o ascensorista morreu, aquela pessoa que todos os dias lhe dizia bom dia e você apenas dizia bom dia também? E você não falou nenhuma vez para ele de Jesus?

Certa vez eu fui visitar um homem no hospital. Ele era ascensorista de uma empresa que eu trabalhava. Um simples homem, apenas um ascensorista, alguém diria. Mas dentro de cada ser humano há a imagem de Deus decaída.  É só com a mensagem do evangelho que há o renascimento, a cura e a salvação. Orei por ele. Sua família também se entregou a Cristo. Três dias depois ele partiu. Salvo!

A mulher de Ló só pensava nela, nos prazeres que deixou para trás. E essa cidade destruída serve como exemplo para nós. Quem não é fiel perto, nunca será benção longe.

Você que colocou sua mão no arado, e olhou as dificuldades e olhou para trás. Você que começou e não terminou, é tempo de voltar e recomeçar. Deus está te dando uma chance a cada dia.

Pastor eu não quero me envolver. Mas você já está envolvido no projeto maior que é o projeto da transformação da cidade. A mulher de Pilatos disse: “não te envolvas na questão desse justo”. Mas você já está envolvido. Porque você está aqui nesta noite, você veio e agora já ouviu a mensagem. Você já está envolvido.

Então, esta noite é para você sair daqui com uma inquietação na sua alma. Diga para o seu irmão ao lado: “eu não desejo, não quero ser como a mulher de Ló. Minha vida vai fazer a diferença nesta cidade, no meu trabalho, no meu lar”.

Vamos orar, orar por todos nós e orar pela nossa cidade, por nosso bairro.

Vamos orar agora.

Amém.

About these ads

10/10/2009 - Publicado por | Pastoral | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 34 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: