Sermões pr Videira

Mensagens pregadas em minha jornada cristã.

DERRUBANDO MURALHAS E CONQUISTANDO VITÓRIAS

Josué capítulo 6

1   ¶ Ora Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.

2   Então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos.

3   Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.

4   E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.

5   E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.

6   ¶ Então Josué, filho de Num, chamou aos sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca da aliança; e sete sacerdotes levem sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do SENHOR.

7   E disse ao povo: Passai e rodeai a cidade; e quem estiver armado, passe adiante da arca do SENHOR.

8   E assim foi que, como Josué dissera ao povo, os sete sacerdotes, levando as sete buzinas de carneiros diante do SENHOR, passaram e tocaram as buzinas; e a arca da aliança do SENHOR os seguia.

9   E os homens armados iam adiante dos sacerdotes, que tocavam as buzinas; e a retaguarda seguia após a arca; andando e tocando as buzinas iam os sacerdotes.

10 Porém ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca até ao dia que eu vos diga: Gritai. Então gritareis.

11 E fez a arca do SENHOR rodear a cidade, contornando-a uma vez; e entraram no arraial, e ali passaram a noite.

12 Depois Josué se levantou de madrugada, e os sacerdotes levaram a arca do SENHOR.

13 E os sete sacerdotes, que levavam as sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do SENHOR, iam andando, e tocavam as buzinas, e os homens armados iam adiante deles e a retaguarda seguia atrás da arca do SENHOR; os sacerdotes iam andando e tocando as buzinas.

14 Assim rodearam outra vez a cidade no segundo dia e voltaram para o arraial; e assim fizeram seis dias.

15 E sucedeu que, ao sétimo dia, madrugaram ao subir da alva, e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; naquele dia somente rodearam a cidade sete vezes.

16 E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o SENHOR vos tem dado a cidade.

20 Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade.

—————————————————————————————————————————————————————

Terminamos hoje a série de 21 dias de jejum e oração. Há batalhas na nossa vida que só conquistamos através do jejum e da oração. E hoje, neste 21° dias, vamos orar e proclamar a queda das muralhas sobre a tua vida. E que muros são esses? São obstáculos que se colocam à tua frente e que te impede a caminhar. É como se houvesse um muro à tua frente.

E a história que acabamos de ler, na verdade é uma paráfrase, um paralelo do que acontece na minha e na tua vida. Que para termos vitórias, há muralhas que precisam ser derrubadas.

E a história de Josué poderia ser dividida em 3 partes: CHAMADO, CAPACITAÇÃO E CONQUISTA.

  • No CHAMADO Deus encoraja a Josué. Têm ânimo, EU estou do teu lado. Te esforça, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares.
  • Na CAPACITAÇÃO Deus ordena ao povo a circuncisão, que era o pacto de Deus na antiga aliança, Celebram a Páscoa para se lembrarem de que foram escravos no Egito. Colocam um marco na sua história tirando 12 pedras do leito do Rio Jordão e fazem um momento, um marco, um memorial de que eles passaram o Jordão a seco.
  • Na CONQUISTA Deus emite uma ordem e espera que o povo obedeça.  Após o CHAMADO e CAPACITAÇÃO, eles agora estão aptos a conquistarem dentro da OBEDIÊNCIA exigida pelo SENHOR.

Porém existem normas a serem seguidas nas conquistas no nosso caminhar com Deus. Vamos então à conquista da primeira cidade: JERICÓ!

Resumo da história:

  • Jericó era uma cidade fortalecida por uma muralha dupla. Tinha 8 metros de largura. Era a cidade mais forte da Região. A primeira a ser conquistada.
  • Deus emite a ordem: vocês vão rodear a cidade por 7 dias. Nos 6 primeiros dias uma volta. No último dia, 7 voltas. Total 13 voltas.
  • Organização: 7 sacerdotes iam à frente da arca do concerto com buzinas de chifres de carneiro. Atrás ia a Arca do Concerto onde havia as tábuas da lei, a vara de Arão que floresceu e o Maná. Simbolizando a Lei, a Escolha e o Sustento.
  • Silêncio total durante a jornada: : vs. 10 – Josué deu ordem ao povo: “Não gritareis nem fareis ouvir a vossa voz e nem sairá palavra alguma da vossa boca até ao dia em que eu vos diga: Gritai! Então gritareis!”
  • No sétimo dia, rodearam a cidade 7 vezes. Os sacerdotes desta vez tocaram as buzinas longamente. Josué dá a ordem: Gritai! Porque o Senhor vos tem dado a cidade! E o muro caiu abaixo e o povo conquistou a cidade.

 

VAMOS APRENDER OS SEGUINTES PRINCÍPIOS COM ESSA EMOCIONANTE HISTÓRIA DE JOSUÉ: 

 

1. NO PROPÓSITO DE DEUS PARA UMA PESSOA SEMPRE EXISTEM ESTAS TRÊS ETAPAS: CHAMADO, CAPACITAÇÃO e CONQUISTA.

Alguém já disse que Deus não chama os capacitados, mas capacita os chamados. Isso é verdade.

Exemplos: Moisés, Paulo, Eu, você. Deus chama-nos e capacita-nos. Você me perguntaria: “pastor, não dá para pular alguma etapa?’  Não, não dá! Na ESCOLA DE DEUS não há atalhos. Atalhos são sempre subterfúgios que resultam em desastre.

Você percebeu que na nossa vida natural sempre procuramos atalhos? O caminho mais curto?  Curso rápido de piano, método de emagrecimento rápido, tudo rápido. Sujeito ficou 20 anos comendo, quer emagrecer em um mês. Não dá!  Sujeito faz uma picada no mato, arrisca a vida, pode ser mordido por cobra, só para cortar caminho.

E cortar caminho é perigoso! Diga para a pessoa ao seu lado: “Não tente cortar o caminho”. “Deixa Deus te capacitar!” . Na Escola de Deus você só pode ser um vencedor, um conquistador, quando estiver pronto, ou CAPACITADO!

Deus vai te capacitar! Esta é a parte de Deus.  “Ah, pastor, mas eu não estou preparado!” Não está mesmo! Quem vai te preparar é o SENHOR. Não espere ficar perfeito para tomar a decisão de seguir a Jesus. Siga-o agora, enquanto lê este sermão, já. Não é amanhã é agora, neste segundo. Se não o fizer agora, você o fará depois? Não, não o fará!. Faça-o agora! Tome essa decisão. Por isso Efésios diz que Deus deu uns para apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, querendo o aperfeiçoamento da igreja. O Senhor te prepara através da PALAVRA de DEUS! É a PALAVRA meu irmão, a palavra do Senhor! Não é a profecia da irmã Mariazinha, não. É a Palavra!

Lc. 24: 49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, “até que do alto sejais revestidos de poder”. Jesus está dizendo “Não saiam sem essa capacitação. Vocês vão fazer bobagem.” Já imaginou o médico que não sabe operar enfrentar uma cirurgia? O piloto de avião que não sabe operar o boeing e senta-se na cadeira do comandante? O desastre será certo.

 

2. PARA SER UM CONQUISTADOR, TEMOS QUE SER ORGANIZADOS.

  • VS. 3 A 5. Tem que rodear a cidade por 6 dias uma vez. No sétimo dia 7 vezes. São 13 vezes ao todo. Os sacerdotes vão à frente, e não atrás. Tudo tem uma ordem estabelecida. Deus não opera na bagunça.
  • Deus estabeleceu uma ordem no Universo de sorte que todas as coisas funcionam em sintonia. Não há rebelião entre os astros e o dia sempre nasce. Já imaginou se nunca tivéssemos certeza de que o Sol iria nascer? Que caos seria esse planeta? Pois bem, se as coisas funcionam assim no Universo, também em nossa vida devemos ser organizados no tempo e no espaço.
  • Você considera-se uma pessoa organizada?  Como é o seu quarto? Você arruma sua cama? A sua cozinha é limpa? Sua vida é íntegra, do que se ocupa sua mente? O que ocupa a sua mente? Veja o que diz Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Esses são princípios que devem nortear o nosso pensamento e não coisas impuras, de má fama. Como Deus pode usar um vaso sujo?
  • Como você organiza o seu tempo? Você prioriza tempo para Deus, para a leitura da Palavra e oração diária? Vejamos o que Jesus disse em Mt. 6:33 ” busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça e todas as demais coisas nos serão acrescentadas. ” Mas se você está preocupado com o seu carro, sua casa, sua esposa(o), suas férias, sua família, seu trabalho, seus filhos e não está nem aí para as coisas de Deus, como poderá ser um conquistador?

 

  • Se você quer ser um conquistador, está na hora de organizar a sua agenda. E a melhor hora de começar é agora. Não deixe para amanhã, porque você não irá organizá-la. Eu sua agenda, o tempo para Deus não é a SOBRA. Deus não quer o tempo que sobrou. Ele quer sempre ter a primazia, o primeiro lugar. Se Deus não for o primeiro eu sua vida, o segundo Ele não será. Ele é sempre o primeiro. Reserve já ao menos uma hora diária para Deus. Dedique-se 30 minutos à leitura da Palavra e depois ore 30 minutos. Faça isso e depois de uma semana, você verá que sua vida mudou. Sua fala, sua confiança, seu linguajar. As pessoas vão notar e dizer: “o que aconteceu com você? Está diferente!”

 

3. PARA SERMOS VITORIOSOS TEMOS QUE APRENDER A HORA DO SILÊNCIO.

VS. 10  Porém ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca, até ao dia em que eu vos diga: Gritai! Então, gritareis.

7 DIAS MUDOS. Sabem qual é a arma mais perigosa do planeta terra? A LÍNGUA. O que mais derrotou pessoas no mundo.

Vejam o que diz o apóstolo Tiago sobre a língua:

Tiago 3:5  Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.

6  A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

7  Porque toda a natureza, tanto de bestas-feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;

8  mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.

Você consegue domar cavalo selvagem, leão, até cobra. Mas a língua, não. Até os dentistas têm problemas com ela. Tem que amarrar, PRENDER, colocar uma trava porque ela ATRAPALHA ATÉ DENTISTA.

PARA ALGUMAS PESSOAS, DOMAR A LÍNGUA É UMA MISSÃO QUASE IMPOSSÍVEL. Já viram gente que fala em cima da fala da outra! É incapaz de deixar o outro concluir o raciocínio? Que façanha! Isso é língua não domada.

Por que Deus dá essa ordem? É porque Israel já tem uma história de fracasso no passado por causa da língua. Lembram-se da Rebelião de Datã, Coré e Abirão? Leia Números 16 e perceba que uma rebelião não começa do dia para a noite. Mas ela vai se instalando sorrateiramente a partir dos comentários maldosos. Eles desafiaram a autoridade de Moisés, pondo em dúvida o seu chamado de Deus. Deus teve que julgá-los, destruindo a família deles. Que triste fim eles tiveram. E nós temos que aprender com as histórias do passado. Por isso a Bíblia não conta só as coisas boas, mas também as experiências ruins. Elas foram escritas para que você e eu aprendamos e não caiamos nos mesmos erros daqueles homens.

Imaginem o povo comentando: “que absurdo. Rodear a cidade. Nunca vi isso. Só pode vir da cabeça de Josué! Eu não concordo. Eu tenho um plano melhor. Isso não vai dar certo. Ele não está bom da cabeça. Eu estou cansado. Eu estou com fome. Eu vou desistir.” Daqui a pouco tem uma grande multidão dizendo a mesma coisa.

Agora imaginemos essa cena se repetindo dentro de uma igreja, pessoas falando mal do pastor, utilizando redes sociais, email para difamar. Dentro de pouco tempo ele já acha um punhado de adeptos, reunem-se e decidem dividir a igreja. Quantas igrejas foram divididas. E isso não aconteceu de um dia para outro. Isso é um processo maligno que vai crescendo e a arma mais poderosa, letal, fatal que o diabo usa é a língua do crente que difama o outro.

 

 

O SILÊNCIO FALA MAIS ALTO!

  • Jesus perante o tribunal de Pôncio Pilatos. A multidão está dizendo: “Crucifica-o, crucifica-o” Mas Ele nada respondia. Pilatos fica maravilhado. João 19:6 em diante.
  • Isaías 30:7 No estarem quietos, estará a sua força.
  • Vamos ficar calados e deixar Deus agir? Você tem falado demais. Deixe Deus agir na tua vida, na tua causa, nos teus cuidados. Ele tem cuidado de nós.  “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
    1 Pedro 5:7″

 

4. QUANDO CHEGAR A HORA DE CONQUISTAR, GRITE!

  • Vs. 16 – Após a 7ª volta, cansados, Josué dá a ordem “GRITEM!” o Senhor vos tem dado a Cidade!
  • ESSE GRITAR, hoje pode ser interpretado como “CLAMAR”!
  • O cego Bartimeu gritou e foi ouvido.
  • A mulher Cananéia clamou!
  • CLAME AO SENHOR QUE ELE VAI TE OUVIR.
  • Com fé, os muros caem. Quais muros precisam cair da tua vida para que você saia da vida fracassada e passe a viver uma vida em vitória?

Conclusão:

  • Hoje, vamos proclamar a Vitória e a Conquista sobre o povo de Deus.
  • Tome hoje a decisão. JOSUÉ em seu discurso de despedida: Josué 24:15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
  • Coloque a tua vida no altar do Senhor nesta noite para nunca mais tirá-la de lá. Esse é o desafio.
  • VOCÊ ACEITA ESSE DESAFIO? Então venha para o lado dos conquistadores. Amém? Vamos orar.

pr Videira

Igreja Cristo é Real

About these ads

04/04/2010 - Publicado por | Encorajamento e Consolo | , , ,

26 Comentários »

  1. a paz do Senhor JESUS,este sermão é o´timo veio do céu para o nosso coração, que DEUS te abençoe e te guarde.

    Comentário por Rui Carlos | 21/04/2010 | Responder

  2. fantastico este comentario,muto bom

    Comentário por Domiciano Gonçalves Da Silva | 23/06/2010 | Responder

  3. Fui abençoada por esta palavra…Só tenho q agradecer ao SENHOR por suas vidas…

    Comentário por Claudia de Paula | 09/08/2010 | Responder

  4. [...] The busiest day of the year was 17 de novembro with 152 views. The most popular post that day was DERRUBANDO MURALHAS E CONQUISTANDO VITÓRIAS . [...]

    Pingback por Os números de 2010 « Sermões pr Videira | 03/01/2011 | Responder

  5. parabéns,irmão que o Senhor te abençõe.

    Comentário por yago | 07/09/2011 | Responder

  6. verdadeiramente tudo que vem de DEUS é maravilhoso,obrigado JESUS

    Comentário por juleide aparecida | 06/10/2011 | Responder

    • maravilhoso ,Deus falou muito ao meu coracao nesta mensagem

      Comentário por Eva Solange Rodrigues de Araujo | 26/04/2012 | Responder

  7. DEus te usou poderosamente…que mistério…que palavra revelada…isso é coisa de Deus…
    pra vidas dos seus chamados,capacitados enfim conquistadores…apaixonados por Deus!

    Comentário por ANDRÉA REGINA SANTOS BANDEIRA | 15/12/2011 | Responder

  8. PEÇO SAUDE E PROTEÇÃO PRA MIM E MINHA FILHA DRIELLE MORAES,PEÇO PELOS NOSSOS DESEJOS E SONHOS,PEÇO PELAS NOSSAS VIDAS MATERIAL,FISICA,ESPIRITUAL E SENTIMENTAL ,AGRADEÇO PELAS GRAÇAS JA ALCANÇADAS,AMÉM ,LUCIENE MORAES.

    Comentário por LUCIENE MORAES DE LIMA | 11/03/2012 | Responder

  9. Que Deus abençoe esse ministério
    Linda palavra
    Vou tentar ministrar ela na minha igreja com a ajuda do Espírito Santo.

    Comentário por Matuzalém | 12/04/2012 | Responder

  10. Nossa Palavra maravilhosa que Deus continue abençoando!!

    Comentário por Kiely Christine | 22/06/2012 | Responder

  11. eita ministerio abnçoado…obrigado pela liçao..tem aperfeiçoado meus conhecimentos kada dia mais..bnçao em minha vida..

    Comentário por fernanda silva | 19/11/2012 | Responder

    • Fernanda, muito obrigado.
      Deus te abençoe.
      pr Videira

      Comentário por Videira | 20/11/2012 | Responder

  12. bençao

    Comentário por mirian | 13/12/2012 | Responder

  13. que o Espirito de Deus continue a trazer para sua vida novas revelações da palavra.

    obrigado pois eu precisava desta palavra.

    Comentário por oseias francisco da silva | 23/02/2013 | Responder

  14. pr.videira que o nosso bom Deus continue abençoando à vc,família,igreja e ministério. Amei tudo aquilo que o Espírito Santo te deu. Vc foi muito usado por Ele. Obrigada!!!!! Pra. Luciene

    Comentário por luciene lourdes soares silva | 17/03/2013 | Responder

    • Obrigado, pastora Luciene por suas palavras de ânimo em minha jornada pastoral. Pr Videira

      Comentário por Videira | 18/03/2013 | Responder

  15. Palavras direcionadas com grande sabedoria…Deus é fiel…..Amei a pregação…

    Comentário por Fabiana Rocha Fuchs | 08/04/2013 | Responder

  16. a paz do senhor
    esse sermão realmente é a palavra do verdadeiro Deus.Estava pronto para desistir,mas depois de ler este sermão estou pronto para o desafio e estou pronto para ser um conquistador
    DEUS TE ABENÇOE

    Comentário por Ricardo afonso | 09/05/2013 | Responder

  17. q palavra poderosa q Deus continue lhe usando pastor!!!

    Comentário por Gilberto R Mota | 07/07/2013 | Responder

  18. muito bom e de facil entedimento. Deus abençoe!

    Comentário por edson gonçalves | 09/09/2013 | Responder

  19. minha vida foi edificada atraves desta mensagem . DEUS COntinue te abencoando pastor.

    Comentário por mariza | 09/10/2013 | Responder

  20. Em alusão a esta palavra eu só tenho trecho de um corinho:O AZEITE DESCE LÁ DA OLIVEIRA,ainda há vasos e azeite na terra

    Comentário por Cristiano Jorge Regis Correa | 17/10/2013 | Responder

  21. excelente essa palavra da forma que foi colocada a maneira que foi explanada o mais importante facil de entender. compreender, que seja posta mais pastor palavras assim…. que grande ajuda….

    Comentário por wanderson | 15/11/2013 | Responder

  22. Está mensagem mexeu muito comigo,abriu meus olhos,em relação ao tempo que temos de dar para nós mesmo em relação a buscar ao Senhor,vou organizar minha agenda,obrigado Pastor ,..DEUS continue te usando sempre assim.

    Comentário por Rosilda | 27/01/2014 | Responder

  23. e de deus esse negocio

    Comentário por edinaldo | 05/03/2014 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 34 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: