Sermões pr Videira

Mensagens pregadas em minha jornada cristã.

O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO

I Cor. 6:12-20

12 ¶ Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

14 Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder. 15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.

16 Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.

17 Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.

18 Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.

19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

Esta carta de Paulo foi escrita à igreja que estava sediada na cidade de Corinto, na antiga Grécia. Corinto era uma metrópole de destaque nos tempos de Paulo, mas era uma cidade moralmente corrupta. As pessoas eram devassas e praticava-se todo tipo de pecado naquela cidade.

Paulo fundou essa igreja quando passou por Corinto em sua segunda viagem missionária e fundou-a juntamente com Priscila e Áquila. A igreja começou em uma casa (I Cor. 16:19).

Essa igreja era freqüentada por alguns judeus, mas a maioria dos discípulos era formada por  pessoas que se converteram do paganismo e ainda estavam num processo de libertação das práticas pagãs.

Havia uma grande influência do mundo naquela igreja. A igreja estava crescendo, mas havia muitos problemas. Havia pessoas que freqüentavam a igreja e permaneciam nos seus pecados, porque ainda não tinham entendimento do significado de uma verdadeira vida cristã, que exige santidade e separação do mundo. Imaginem uma igreja em que pessoas que se diziam crentes eram homossexuais, lésbicas, adúlteros, ladrões, bêbados, maldizentes, junto com os crentes verdadeiros.

Paulo chega a chamar a atenção para este fato, alertando em I Cor. 6:10 “Não se enganem: nem os imorais, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os assaltantes herdarão o Reino de Deus”.

11  E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.

Todo esse tipo de gente habitava a igreja de Corinto, se vestia aos domingos para ir aos cultos, e achavam que eram salvos, mas estavam enganados, porque não mudavam de vida, e sem a santificação, ninguém verá o Senhor.

Essa situação foi ganhando proporções de tal maneira que havia na igreja:

  • Espírito de divisão: (1:10-13, 11:17-22)
  • Tolerância de pecado, tipo incesto (5:1-13)
  • Prostituição.
  • Imoralidade sexual geral (6:12-20)
  • Idéias humanistas
  • Conflitos sobre a liberdade cristã. “Tudo me é lícito”.

Alguém que olha uma igreja dessa, diz: como é que pode ser uma igreja falsa? Eles têm dons espirituais mais do que qualquer igreja por aí. Veja o capítulo 12 de Coríntios, que é dedicado somente aos dons que havia naquela igreja.

Deduzimos então que o termômetro que mede a espiritualidade de uma igreja, não são as manifestações espirituais unicamente.

Veja o que Jesus diz em Mateus 7:22  Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? 23  E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

E a gente se pergunta: “Como foi que a igreja de Coríntios chegou nessa situação?” Não foi da noite para o dia. Ninguém dorme bonzinho num dia e acorda  diabo no outro. Não. É um processo! Você vai se permitindo, vai se abrindo. O sentimento de repúdio ao pecado vai diminuindo e, quando percebe, você está dominado pelo pecado e não sente mais tristeza.

Para que isto não aconteça também com a gente, vamos traçar alguns diagnósticos da igreja de Corinto que foram a causa dela ter chegado àquele estado:

1 – A IGREJA NÃO TINHA DISCERNIMENTO DE FALSOS PREGADORES

Vejam só o que esses falsos pregadores falavam no púlpito: 6:12 TODAS AS COISAS NOS SÃO PERMITIDAS. Tudo nos é lícito. Não há proibição de nada. Faça o que quiser. Não se reprima. Somos livres.

O QUE ELES PREGAVAM: Você pode ser um crente e continuar no pecado. É a sua natureza, portanto, peque. Você pode ser um SALVO e continuar roubando. Você não precisa mudar de vida. Se é homossexual, continue e seja feliz praticando esse sexo bizarro.Não tenha medo do castigo, afinal, Deus é amor!

E Paulo retruca contra esse pensamento em 6:12 “Todas as coisas me são lícitas”, MAS NEM TODAS AS COISAS CONVÊM. Paulo concorda com a nossa liberdade em Cristo, que nos livrou daquela lista de coisas que atormentavam os novos convertidos: pode isso, não pode aquilo. Então Paulo diz que O CORPO NÃO É PARA PROSTITUIÇÃO. É para santificação. PAULO ESTÁ DIZENDO: “Vocês não entenderam nada do evangelho. Vocês não estão tendo discernimento dos espíritos para entender que estão sendo ensinados por falsos profetas”.

Um dos sinais mais importantes para se aferir se a pessoa que prega é um verdadeiro profeta, é pelos frutos da sua mensagem. Se essa mensagem leva o auditório a se questionar, querer buscar mais santificação, querer conhecer mais a Deus e ser desafiado pela causa do evangelho, esse homem é um verdadeiro profeta.

O falso profeta promete coisas que a Bíblia não promete. Geralmente um falso profeta promete a ausência de problemas na caminhada cristã, a prosperidade financeira fantasiosa e ensina o auditório técnicas em controlar Deus através de métodos de barganha, de troca, de comércio. Conhece-se um falto profeta pelo falar. Ele exalta-se a si mesmo e assume ares messiânicos.

2 - A IGREJA SÓ ACEITAVA UMA PALAVRA QUE LHE FOSSE AGRADÁVEL AOS OUVIDOS.

Tão diferente da igreja de Jerusalém, onde os cristãos tinham verdadeiro temor da Palavra. Quando a gente lê o livro de Atos dos Apóstolos, destaca-se os atributos de uma igreja verdadeira. Havia TEMOR e eles PERSEVERAVAM NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS.

A Palavra do Apóstolo era temida e respeitada. Ninguém o questionava. Ninguém falava mal do apóstolo por trás, porque o Espírito Santo poderia trazer juízo fulminante sobre uma pessoa, haja vista o exemplo da mentira de Ananias e Safira que caíram mortos porque mentiram ao Espírito Santo.

As pessoas de hoje que são na maioria freqüentadoras de igrejas, julgam a palavra que ouviram apenas pelo sentimento de gostosura, como se tivessem ido a um restaurante. “Eu gostei, eu não gostei. Eu achei que o pastor não devia ter falado aquilo. Eu achei que foi muita falta de amor tocar naquele assunto. Eu achei a palavra muito dura”.

Se o pastor falar suave, “eu não gostei. Achei que foi muito água com açúcar, achei que ele devia pegar mais no pé, achei muito fraquinha”. “Manda chibata, pastor. Pega pesado”! Esse é o crente maldizente que não vai herdar o Reino de Deus.

Outra característica das pessoas que freqüentam igrejas hoje é que elas querem experiências e resultados rápidos. Vivemos a era dos fast-foods, e drive thrus, porque as pessoas não têm mais tempo para a refeição. Pega-se um sanduíche e sai-se comendo no próprio carro. Essa pressa toda tem trazido influência para as igrejas de hoje. As campanhas são de apenas 7 dias. Porque não fazem uma campanha de  7 anos? Porque ninguém quer esperar 7 anos. E quando a gente vê na Bíblia que há pessoas que esperaram tanto tempo para verem cumpridas na vida delas as promessas de Deus, como na vida de Sara que esperou 25 anos para que nascesse Isaque, a gente tem pena desses crentes apressados que dão prazo para Deus resolver seus problemas, sob a ameaça de abandonar a igreja ou o próprio Caminho.

Mas no campo da experiência cristã, nada substitui o TEMPO. Você quer receber uma bênção específica de Deus? Então você terá que investir TEMPO em oração. Sem oração não há resposta dos céus.

AÍ PAULO FAZ UM REDIRECIONAMENTO NO ENTENDIMENTO DAQUELES CRENTES PARA REDEFINIR O QUE É A IGREJA.

3 - RECONCEITUA A IDÉIA QUE ELES TINHAM DE TEMPLO

6:19 O nosso corpo é o templo do Espírito Santo. Em outras palavras, o que Paulo está dizendo é que A IGREJA ESTÁ DENTRO DE VOCÊ – VOCÊ É A IGREJA!)

Então a idéia de “Vamos à Igreja”, está certa no sentido de igreja local. Visto-me com a melhor roupa que tenho, mas eu  sou o templo do Espírito Santo.

O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO COM O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO?

Vocês estão PROFANANDO o templo de Deus! Disse Paulo.

O que é que vocês estão fazendo com o corpo que é o templo do Espírito Santo?

Paulo diz que um dia estaremos no Tribunal de Cristo para responder a essa pergunta:

2 Cor. 5:10  Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.

O que você coloca no seu templo? O que você vê? Na TV? Nos jornais? Nas revistas? Na Internet. Como é a sua conversa com os seus amigos? Do que você alimenta o seu templo?

VOCÊ É TEMPLO, ENTÃO VOCÊ DEVE BUSCAR SANTIFICAR O SEU TEMPLO, SENDO CHEIO DO ESPÍRITO SANTO.

4 -  SOMOS PROPRIEDADE DE DEUS POR AQUISIÇÃO

Foi ELE quem nos adquiriu. FOMOS COMPRADOS. Quem tem o domínio sobre o nosso corpo é Deus. O verdadeiro discípulo de Cristo perde o domínio sobre si mesmo e transfere esse domínio para Deus.

Paulo faz um paralelo do nosso resgate como se fosse uma transação comercial: FOMOS COMPRADOS POR BOM PREÇO. VS. 20. Houve uma negociação. Que custou o SANGUE DE JESUS.

NOSSO RESGATE FOI ADQUIRIDO A UM PREÇO MUITO CARO!

Custou o sangue de Jesus Cristo.

O QUE UM PAI NÃO É CAPAZ DE FAZER POR UM FILHO SEU? Qualquer pai com sentimento de amor pelo seu filho, faz de tudo por ele. Dá alimentação, educação, cuida. Porque é o seu filho.

Relato verdadeiro: “Vocês sabiam que acharam uma criança recém-nascida no banheiro de um avião”. Uma mulher deu à luz e colocou-o lá, no lixo do banheiro do avião. É DIFÍCIL, MUITO DIFÍCIL UMA MÃE FAZER ISSO. Mas vejam o que a Bíblia diz a respeito do amor que Deus tem para conosco:

Is. 49: 15 Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti.

16  Eis que, na palma das minhas mãos, te tenho gravado; os teus muros estão continuamente perante mim.

A carta aos Filipenses no capítulo 2 Paulo escreve que Jesus humilhou-se até a morte e morte de cruz. Tudo isso foi por sua causa.

Você foi comprado por um preço muito alto. Lá nos céus você saberá, quando Jesus vier até você e abrir as suas mãos e mostrar a você as marcas dos cravos. Esse foi o preço pago para te livrar da condenação e te dar a vida eterna.

Deus quer que você glorifique a ELE através do seu corpo, que é o templo do Espírito Santo.  Vs. 20  1 Coríntios 6:20  Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

Amém.

About these ads

11/04/2010 - Publicado por | Encorajamento e Consolo, Pastoral | , ,

2 Comentários »

  1. oi tudo bem,tive dando uma passeada por a pagina e me gostou muito que Deus siga abencoando esse ministerio un cordial Saludo

    Comentário por Fernando garcia lino | 27/07/2010 | Responder

    • Obrigado, meu irmão, pelas suas palavras abençoadoras.
      pr Videira

      Comentário por josevideira | 27/07/2010 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 34 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: