Sermões pr Videira

Mensagens pregadas em minha jornada cristã.

A Fortaleza do Senhor

A FORTALEZA DO SENHOR – I Pedro 5:5-10.

5 Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.
6 Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,
7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;
9 resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.
10 Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.

Nós somos um ramo do cristianismo e nos autodenominamos evangélicos, porque cremos na necessidade da conversão. Para uma pessoa ser genuinamente cristã, ela precisa se converter. Ele precisa passar por essa experiência.

Somos diferentes dos católicos, por exemplo, porque no catolicismo você é católico por fazer parte de uma família. Se a sua família era católica,  e me batiza quando fui criança, então sou cristão, porque fui conduzido pelos meus pais para o cristianismo.

O que nos ´faz diferente das demais religiões é que uma pessoa para ser cristã tem que dar um passo além na sua fé. Não basta ser culturalmente cristão.

Porque geralmente o que está na mente das pessoas é o que vale é a gente ter Deus no coração, eu não faço mal a ninguém, o que vale é ser honesto, é ser sincero. Eu nunca matei ninguém, não desejo mal a ninguém, acho que é isso que vale, não é pastor?

Aí eu digo: Não, não é isso. Você precisa ter uma experiência de conversão. Agora, quando eu digo que você precisa ter uma experiência de conversão, a primeira pergunta que você vai me fazer é a seguinte: o que é se converter? E aí as coisas começam a ficar difíceis.

Porque conversão não é uma mudança de religião. Não é você mudar de igreja. Se não é uma lúcida compreensão do que é a Bíblia, se não é um mero aderir a princípios, o que é se converter?

Primeiro lugar, eu quero dizer para vocês que se converter é uma coisa muito difícil. Não é fácil uma pessoa se converter. Não é uma brincadeira. Porque conversão é uma mudança de valores existenciais. É você mudar os valores mais íntimos do seu ser.

E olhe que uma pessoa mudar os valores que ele tem é muito complicado. Porque valores,  são valores. Ninguém joga dinheiro na calçada. Eu guardo os meus valores. E o cristianismo é uma chamada a você mudar os seus valores e a aderir a outros valores É complicado, é difícil.

E aí para nós essa conversão é mais do que uma mudança: é uma libertação. É quando áreas nebulosas do ser dessa pessoa são entregues, e aquela pessoa diz: eu não vou mais ser dominado por isso. E aí é uma libertação.

Então aí podemos dizer que a pessoa é convertida quando ele tem uma mudança dos seus valores, quando ele é liberto de algemas existenciais, de cadeias que ele tem dentro.

Conversão é difícil, porque ela envolve inclusive uma declaração pública da minha falência. Quer dizer: é a pessoa mudar, a pessoa ser liberta e a pessoa se declarar falida, se declarar nula, se declarar impotente. É quando eu me declaro morto, me declaro falido, me declaro sem possibilidade de viver uma vida saudável, bonita, abundante, e me abro para que a vida de outro venha a ser transplantada em meu ser, que é o Espírito Santo. Então, quando o Espírito de Deus vem tomar conta da minha vida, a gente diz que houve um novo nascimento. É um milagre tão surpreendente, que Jesus chama isso de NOVO NASCIMENTO.

Então me responda porque é que mais gente não se converte. Porque são tão poucas pessoas genuinamente convertidas? Não é muita gente. São poucos.

A Bíblia diz que muitos naquele dia me dirão Senhor, Senhor. A Bíblia diz que largo é o caminho que conduz à perdição e que estreito é o caminho que conduz à vida eterna. E por esse caminho, pouca gente entra. Por quê? Por inúmeras razões:

Primeiro as pessoas tem um senso comum de que a vida cristã é ruim. Porque se converter, para muitas pessoas, é abrir mão da vida. É a imagem que as pessoas criam do cristão, do estereótipo do cristão. Quem é o cristão no nosso estereótipo? É o da beata, é o do crente batendo bumbo na praça da Sé, é aquela mulher com o cabelo pela cintura que não raspa os pelos da perna. Então, por que vou me converter? Abrir mão dos meus valores, ser liberto do que? Eu vou é viver a minha vida. Eu quero lá saber desse negócio?  Eu vou viver minha vida.

Então o cristianismo é um esforço tremendo para agente mostrar às pessoas, que ser cristão não é abrir mão da boa vida. Pelo contrário. O cristianismo é um alerta de que a vida que você está vivendo não é tão boa quanto você acha que ela é. Você está se enganando. O cristianismo parte desse princípio: de que a vida que você está levando hoje não é tão boa assim. É muita ilusão. Tem muita mentira no meio. Tem muita encenação. Tem muito sorriso plástico no meio.

O cristianismo parte do seguinte princípio: ser cristão não é abrir mão da boa vida. Pelo contrário, é optar pela melhor vida! Isso é ser cristão.

Que a vida real com Cristo é a verdadeira vida. O resto é falácia, utopia, mentira.

E Pedro nesse texto que lemos fala sobre HUMILDADE, que é uma característica do verdadeiro cristão.

O que é humildade? Será que é alguém ir à frente dar um testemunho e dizer: “Essa humilde serva do Senhor…” Será que é vestir-se mal? Deixar o cabelo crescer até a cintura? Não. Não é isso.

Humildade é uma virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza. Humildade é um sentimento que diz que eu preciso dos outros, de que não sou auto-suficiente.

Mas Pedro nos dá alguns caminhos que nos levarão ao triunfo. Preste bem atenção.

HUMILDADE: vs. 5 – “revesti-vos, de humildade. Deus resiste aos soberbos.”  Soberbo é o orgulhoso ao extremo, arrogante. O que Pedro está querendo dizer é que no reino de Deus não há espaço para pessoas arrogantes, soberbas. Deus não se importa com esse tipo de pessoa! Sujeito arrogante, prepotente! O que se coloca em posição superior a outro.

Mas Deus dá graça aos humildes! Graça é um favor imerecido de Deus na direção de alguém, que é humilde. Por que Jesus exalta tanto a humildade em seus discursos? Os que se exaltam, serão humilhados. Os que se humilham, serão exaltados. Mt. 23:12.

Porque soberba e prepotência são atributos satânicos.

Mas o estado de humildade toca o coração de Deus. Jesus sempre teve o seu coração movido de íntima compaixão por pessoas humildes.

Vs. 6 à “…para que Ele a seu tempo vos exalte”. Se você se humilha, Deus vai mostrar a sua glória a você.

Pedro fala sobre ANSIEDADE: ânsia, aflição, angústia. Ele manda lançar sobre Ele, porque “Ele tem cuidado de nós”. Vs. 7

Todo mundo tem angústia, tem aflição. No mundo tereis aflições, disse Jesus. Mas a Bíblia manda você expor sua aflição ao Divino Mestre. Abre o teu coração, e fale com Ele. E ele vai cuidar do teu problema! Creia nessa promessa! Ele tem cuidado de você!

Aí Pedro nos dá um alerta: “Sede sóbrios e vigiai!”

Sêde sóbrios: quer dizer, não leve em brincadeira as coisas de Deus. Há muita gente não levando as coisas de Deus a sério. Crentes contando piadas sobre Deus. E a Bíblia nos chama a atenção para não tomarmos o nome do Senhor em vão, porque Deus não tomará estes por inocentes. É um alerta muito sério.

VIGIAI: Vigiar : ficar de sentinela! Montar guarda! Não baixe a guarda! Por quê? Porque o diabo anda em derredor, rugindo, tentando tragar todo aquele que é de Cristo. Mas ele não consegue, a não ser que você baixe a guarda. Nunca baixe a guarda!

O que significa isso? Seja cuidadoso com as coisas de Deus! Comece o seu dia com Ele e termine o seu dia com Ele. Exponha-se à Palavra. Quando você busca a Palavra de Deus, você está expondo sua alma àquilo que é o seu alimento: a palavra. Deus disse que enviaria uma fome. Amós 8:11  Eis que vêm dias, diz o Senhor JEOVÁ, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.

RESISTA FIRME NA FÉ: quer dizer: NÃO CEDA! Fique firme! Resistir com o que? COM A FÉ! Efésios capitulo 6 fala sobre a Armadura de Deus e diz que a FÉ é ESCUDO!   Você tem que embraçar esse escudo e resistir.  E fé não é uma acepção intelectual! Fé é uma convicção que leva a uma ação! Você tem que tomar uma atitude. Desfaça-se daquilo que te faz fraco. Se for o computador, a TV, o carro, a namorada, o namorado, desfaça-se, porque não vale a pena perder a vida por causa de coisas efêmeras.

A fé foi o que levou as pessoas a agirem em busca de uma solução para os seus problemas!

Se há uma tênue possibilidade de me salvar, então eu vou tentar! FÉ É ISSO! Tudo em volta está escuro, mas há uma pequena possibilidade, eu vou aproveitar! É a diferença entre o pessimista e o otimista. O pessimista vê em cada oportunidade uma dificuldade! Mas o otimista, vê em cada dificuldade uma possibilidade. Ex.: para o pessimista, se aparece uma porta de emprego, ele só vê dificuldades: “ah, mas é longe, paga pouco, eu não gostei…”

Satanás tentou evitar que Jesus fosse à cruz de todas as formas, em Mt. 4, pois isso representaria a possibilidade salvação da humanidade,  chegando a oferecer a ele todos os reinos do mundo, só por uma adoração.  É só um pecadinho! O que tem demais? Tem muito. Não foram as grandes coisas que derrubaram os grandes homens. Mas as pequenas. Portanto, cuidado com as pequenas coisas que te algemam e não te permitem fluir no Espírito.

ENTÃO PEDRO NOS DÁ UM CONSÔLO: VS 9

“Todas essas aflições também se cumprem entre os nossos irmãos no mundo”. Crentes na Malásia, na Indonésia na China na Rússia, todos mundo têm aflições. Você não está só nessa.

MAS AÍ PEDRO NOS DÁ UMA ESPERANÇA MARAVILHOSA: “Depois que você padecer um pouco, um pouquinho…” E Paulo fala sobre a nossa leve e momentânea tribulação… II Cor. 4:17.  Paulo chama as suas tribulações de leves. Por quê? Porque ele as compara com a glória que há de vir. Ah, meus irmãos, se nós pudéssemos por um segundo ter um vislumbre da glória que nos espera, da glória que há de ser revelada…

PEDRO FALA SOBRE QUATRO PRESENTES DE DEUS PARA VOCÊ:  Vs. 10

1 – APERFEIÇOAR:  é dar a última demão, acabar, completar. “Ah, mas pastor, eu não quero ser perfeito”. Mas para entrar no céu tem que atingir a estatura de varão perfeito. “Ah, então eu nunca vou entrar lá”! Mas isso é uma obra que o Espírito Santo vai fazer em você! Você vai chegar lá!

Ef. 4:13  até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

14 para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.

O QUE DIFERE UM MENINO DUM HOMEM É A FIRMEZA DE PENSAMENTOS. O menino quer conhecer tudo. É curioso! Ele está ainda se formando. Quando adulto, ele pára porque já tem as suas convicções. Se você anda de igreja em igreja é porque ainda é menino. Porque o mesmo Jesus que está lá está aqui! Se você não conseguir aqui, não conseguirá em lugar nenhum. Enquanto estiver andando prá cá e prá lá, buscando revelação de profetas/profetisas aqui e ali, ainda é menino. Ainda precisa de leite materno.

2 – CONFIRMAR à Dar certeza

Sabe quando alguém liga para você e diz: “fulano, está confirmado o compromisso!”

Deus fala com você a cada dia e te diz: “meu servo, está confirmado os meus planos sobre a tua vida. Olha! Eu não me esqueci não! Sabe o que eu te prometi na minha Palavra? EU VOU CUMPRIR! Eu estou aqui! Fique tranqüilo. Ainda não chegou o tempo! Mas Eu vou cumprir”.

Há um louvor conhecido “Deus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro… “. O profeta Isaías diz que o meu nome está escrito na palma da Sua mão. Isaías 49:16.

3 – FORTIFICAR = Tornar forte

Deus vai te dar um fortificante do céu. Vai te fazer uma pessoa forte. Tua fraqueza será demolida pelo poder do Altíssimo. O exército de Deus é formado por valentes, pessoas fortes. Assim como em Ezequiel 37 Deus fez de ossos um exército poderosíssimo, ele fará com a sua igreja o mesmo. Nada te abalará! Sabe o que é nada? É Nada.

Veio uma notícia ruim? Glórias a Deus! Veio uma notícia boa? Glórias a Deus. Nada mais te abala. Porque o ruim não é para sempre. Se vier tribulações, que venham! Nada mais me abala! Senão, nós ficamos com a falsa impressão de que quando estamos com o Senhor só nos acontecem coisas boas. Às vezes roubam o seu carro, você bate o carro, perde o emprego. Mas até nisso há propósito de Deus: você se desmaterializa mais um pouco, sua fé aumenta, a bênção vem maior!

4 – FORTALECER: Guarnecer com meios de defesa. Fortaleza é um lugar para onde você corre quando está em perigo. Ele vai fazer de você uma fortaleza.

q  Há um programa de computador chamado Firewall (Parede de fogo). Todos os computadores têm, o seu tem, o de todo mundo tem. Mas isso passa despercebido pelas pessoas, porque esse programa fica defendendo o computador contra a invasão de hackers. É para isso que serve também o antivírus. Para manter o computador operacional. E você nem toma conhecimento disso.

q  Nessa promessa aqui, Deus diz que vai colocar um Firewall na tua vida, isto é, uma Parede de Fogo do Espírito Santo em derredor de cada crente. Enquanto você dorme, o Espírito Santo cuida de você te dá o sono enquanto você dorme. Não é maravilhoso isso?

q  Salmo 122: O Senhor é quem te guarda! O SENHOR! Ele é a tua sombra… O sol não te molestará de dia! Nem a lua de noite! Quer dizer que durante 24 horas ele promete te guardar! Que promessa maravilhosa!

CONCLUSÃO:

q  Continue andando com Deus. Não desista, meu irmão, minha irmã.

q  Deus pode estar te provando, mas no final, ele vai te abençoar. Deut. 8:15.

q  Faça como Josué em seu discurso de despedida: Josué 24:15  “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”.

Queira servir ao Senhor, meu irmão! Não impostam as circunstâncias. Vale a pena!

Pr Videira (Sermão adaptado do pr Ricardo Gondim)

About these ads

31/10/2010 - Publicado por | Encorajamento e Consolo, Pastoral | , ,

1 Comentário »

  1. Acredito que a colocação “não somo iguais os católicos”, não se aplica em regra geral. Claro que existem muitas pessoas que apenas se colocam como cristões, por uma questão se cultura, da mesma forma que em outras doutrinas. A conversão de nosso coração, é algo que acontece diariamente, pois a cada dia DEUS nos experimenta em situações diferentes, nos possibilitando um crescimento na Fé! DEUS, é a força que nos move a ser pessoas diferentes, pessoas melhores passo a passo!!! Acredite DEUS tem os melhore e maiores sonhos sobre nossas vidas! Um dia tremendamente Abençoado!!!

    Comentário por Gislaine Carolina Cezario | 01/12/2010 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 34 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: